Se é mecânico profissional, provavelmente sabe identificar a data de fabrico de um pneu e leva essa informação em consideração ao organizar um estoque ou ao comprar peças sobressalentes. É mesmo até muito provável que, alguma vez, algum dos seus clientes lhe tenha perguntado sobre como eles podem saber a data de fabrico de um pneu.

É bastante comum encontrar clientes que leram sobre a vida útil dos pneus e que relutam em mudá-los numa oficina pequena por medo de os pneus estarem muito velhos. A maneira mais eficaz de sanar essas dúvidas e mostrar-lhes que essa peça ainda tem uma longa vida pela frente é ao informá-los sobre a data de fabrico de um pneu.

Conseguir essa informação é algo muito simples que fará o cliente perceber que não há realmente problemas em mudar os pneus por outros que estejam estocados na oficina. Basta informá-los de que um pneu ainda é considerado como novo após 36 a 60 meses da sua fabrico.

Além disso, lembre o seu cliente de que os pneus não têm uma data de validade se forem armazenados corretamente e que essa data não começa a contar até que estejam em uso. A recomendação de que um pneu seja substituído após uma determinada quilometragem ou numa certa data não é feita porque a peça expira. O que acontece é que, uma vez colocados, os pneus estão sujeitos ao peso do veículo, ao contato com o asfalto e à ação do sol, que são alguns dos fatores que o “desgastam” e afetam a sua vida útil.

Como saber a data de fabrico de um pneu: passos a seguir

Identificar o que é o número DOT é o primeiro passo para saber a data de fabrico de um pneu

O número DOT é um código de letras e números impresso em cada pneu durante o fabrico.

Conseguir identificá-lo é muito simples, já que ele fica impresso num dos lados do material de borracha. Não há como perdê-lo de vista, já que o número é acompanhado justamente pelas três letras maiúsculas que formam a sigla DOT. Junto da sigla, estará um código com letras e números exclusivo de cada pneu.

Identificar a data de fabrico no número DOT do pneu

Uma vez localizado o número DOT, como saber a data de fabrico de um pneu? Basta prestar atenção ao último conjunto de números que compõe o código. Os últimos quatro dígitos são os que indicam a semana e o ano de fabrico do pneu. Ao encontrá-los, separe-os em dois grupos de dois e poderá saber a data de fabrico do pneu:

Semana. Os dois números à esquerda correspondem à semana do ano em que o pneu foi fabricado. Sendo 01 a primeira semana do ano e 52 a última semana do ano.

Ano. Os dois últimos dígitos correspondem ao ano de fabrico do pneu. Se forem, por exemplo, 22, significa que é um pneu fabricado no ano de 2022.

Esteja atento ao fato de que o ano tem 52 semanas. Isso confunde algumas pessoas porque temos a tendência de fazer as contas considerando que cada mês com 4 semanas, o que resultaria num ano de 48 semanas. Mas, isso só aconteceria se todos os meses tivessem apenas 28 dias.

Mostre ao seu cliente como verificar a data de fabrico dos pneus

Além de comunicar ao seu cliente qual é a data de fabrico do pneu que colocará no veículo dele, também pode mostrá-la no pneu para que ele a comprove.

Pneus não trazem uma indicação sobre a data de validade

Informar os seus clientes sobre como saber a data de fabrico de um pneu também permite esclarecer um erro comum que, muitas vezes, leva a mal-entendidos. Isto porque algumas pessoas acreditam que o número DOT indica a data de validade do pneu, e não a data de fabrico.

Como não sabe o nível de conhecimento técnico do seu cliente, é importante prestar um bom atendimento sem inferir quais informações o cliente conhece ou não. Portanto, ao colocar um pneu num veículo, indique de forma informativa (e não explicativa) que a peça que vai colocar foi fabricada em determinada data e por quanto tempo pode ser usada. Por exemplo: “Os pneus foram fabricados na data X e podem ser usados por X quilômetros ou X anos”. Ao comentar sobre o código DOT, mostre o número num dos pneus para que o seu cliente possa comprová-lo.

Como pode ver, se os seus clientes perguntarem sobre como podem saber a data em que um pneu foi fabricado, será muito fácil proporcionar essa informação e isso ajudará muito a tranquilizá-los. Pode ser que, graças à sua boa atenção e às explicações que proporcione, os seus clientes até recomendem os seus serviços a outros usuários.

Como fornecedor de pneus, em tirsopneus.com queremos sempre ajudá-lo com as melhores rodas e pneus e com dicas para que seus clientes voltem sempre ao seu estabelecimento.