Recentemente, demos-lhe algumas dicas para conduzir na neve e com gelo e hoje queremos deter-nos no primeiro elemento, e tratar alguns aspetos diferentes. Para os condutores que não costumam circular por vias nevadas, fazê-lo pode provocar ansiedade. O facto é que, com ou sem experiência, é preciso saber conduzir na neve com segurança e nunca confiar de que nada vai acontecer. 

O mais importante é verificar que dispõe dos pneus adequados e, em caso de necessidade, de correntes de neve, para assim circular da forma mais segura. 

Se vai circular por uma zona com perigo de neve, leia atentamente estas dicas. Porque, após ter posto isto em prática, será mais fácil chegar em segurança ao seu destino.

Conduzir na neve: dicas para chegar em segurança

1. Se há previsão de neve para o trajeto, prepare-se

  • Utilize pneus de inverno e leve correntes de neve consigo. Além de conduzir adequadamente, é recomendável equipar o carro com pneus de inverno e, se estes são para neve, com marcação M+S. Se trabalha numa oficina, aconselhe os seus clientes sobre como conduzir na neve com segurança e sobre a importância de escolher os pneus adequados. Se precisar, sempre pode recorrer a nós como fornecedor de pneus Tirso Pneus
  • Encha o depósito. Não arrisque ficar parado e sem combustível no caso de encontrar neve na rota.
  • Verifique o estado das escovas e dos pneus.
  • Reveja os níveis de líquidos do carro.

2. Evite distrações para uma maior segurança ao circular

Efetivamente, esta dica não é exclusiva da condução na neve. Porém, quando as condições da condução são difíceis, é ainda mais necessário evitar as distrações e se centrar na tarefa de conduzir.

3. Conduza com suavidade, uma dica básica para quem quiser aprender a conduzir na neve

  • Evite os movimentos bruscos. 
  • Trave com suavidade. 
  • Utilize as marchas longas a um nível baixo de revoluções. 
  • Não aplique muita força para evitar as perdas de tracção e as derrapagens.

4. Mantenha a calma ao circular na neve

Se quer aprender a conduzir na neve, pense que manter a calma é o mais importante. Desta maneira, evitará reagir da forma incorreta. Se percebe que o carro está a patinar, não entre em pânico, não vire o volante, não trave de súbito e não sujeite o volante com força.

Lembre-se que inclusive neste caso é preciso conduzir com suavidade. Mantenha a calma. O controle de estabilidade do seu veículo é um elemento fundamental nesse momento, assim que não interfira com ele. 

O seu carro não tem controle de estabilidade? Se a parte traseira do carro derrapa para a esquerda, vire o volante com suavidade para a esquerda. Se o carro derrapa com a parte dianteira, vire o volante com suavidade para a direita. Isto é, sempre para o lado ao que se dirige a parte traseira do veículo. E sem tocar o travão!

5. Utilize o aquecimento e o ar condicionado para obter uma melhor visibilidade ao conduzir na neve

Pode ser complicado manter o vidro do carro limpo quando neva. Por isso, não é bom deixar tudo nas mãos do limpa vidros. Ligue o aquecimento a uma temperatura duns 21 ou 22 °C. Combine isto com o ar condicionado. Assim, evitará que o vidro fique embaciado e terá uma melhor visibilidade

6. Ao circular na neve, ligue as luzes

Outro ponto importante para conduzir na neve é que as luzes de cruzamento devem ficar ligadas, ainda que seja a pleno dia. Precisa ganhar em visibilidade sem deslumbrar os outros condutores. Esta é a melhor escolha nestas circunstâncias.

Se mesmo assim não consegue ver, ligue também as luzes de nevoeiro. Mas deverá desligá-las quando as condições de visibilidade melhorem. 

7. Conduza a uma velocidade adequada quando haja neve na via

Quer conduzir na neve com segurança? Mantenha uma velocidade adequada para evitar derrapagens, poder lidar com imprevistos e não criar problemas nem perigo para outros veículos. Na medida do possível, mantenha uma velocidade constante.

8. Mantenha uma distância de segurança maior do que o habitual

Um erro de segurança infelizmente comum ao circular é não manter a distância de segurança. Mas, se o que quer é aprender a conduzir na neve, sim que deve mantê-la. Além disso, aconselha-se que a distância de segurança seja ainda maior. Redobre a precaução para prevenir acidentes.

9. Não se aproxime do exterior da estrada

Especialmente nas curvas. É mais provável que neles se acumulem neve e gelo

10. Ao conduzir na neve, baixe as pendentes com marchas curtas

Baixar um desfiladeiro de montanha com neve pode envolver riscos. Um dos pontos-chave para circular com segurança quando há neve na estrada é baixar a pendente com marchas curtas. Evite tocar o travão se não é totalmente necessário. Caso deva travar, lembre-se de fazê-lo com suavidade.

Agora já conhece todas as chaves para conduzir na neve nas melhores condições de segurança. Porém, se pode atrasar o adiantar a viagem e não circular em condições extremas, será ainda melhor.