Entre os meses de junho e setembro, produz-se o maior número de deslocamentos nas estradas de Portugal. Muitas pessoas decidem deslocar-se com os seus veículos, portanto, devemos saber como conduzir sob altas temperaturas para desfrutar dum trajeto tranquilo.

 

Conduzir sob altas temperaturas: 12 dicas

  • Faça a revisão mecânica antes de viajar

É recomendável revirmos o veículo antes de viajar para ficarmos mais tranquilos. Entre as questões a verificar, estão os níveis de óleo e anticongelante, se todas as luzes e o ar condicionado funcionam, além de verificar o líquido das escovas pára-brisas e o funcionamento das mesmas, já que, se estão desgastadas, não evacuarão água em caso de tempestade.

Além disso, deverá verificar o estado dos pneus, que estes sejam pneus de verão ou de todas as estações, mas adequados pelo clima, que tenham a pressão correta, que não estejam desgastados e que não tenham imperfeições ou deformidades.

  • Verifique as condições das estradas

Se vai viajar no verão, especialmente nas datas-chave da operação saída, é muito útil verificar as condições das estradas no sítio Infraestruturas de Portugal. Com apenas alguns cliques, poderá aceder às câmaras das estradas que vai percorrer, bem como a avisos importantes sobre o tráfego. Esta dica sobre como conduzir no verão é muito útil; porém, não são muitos os que a põem em prática. O copiloto também pode ajudar verificando estas questões durante a viagem.

  • Descanse bem antes da viagem

Pode parecer muito óbvio, mas é essencial começar a sua viagem totalmente descansado. Tem de ficar tranquilo, ter dormido as horas suficientes e se sentir bem, com muita energia. Se planeia viajar ao dia seguinte de trabalhar, tente de descansar o máximo possível, e se já está de férias, tente que o dia prévio seja relaxante e tranquilo.

  • Escolha as horas de menos calor para viajar

Evite as horas de mais calor, de 12 a 17, já que este é o momento quando a incidência solar é direta. Por isso, é recomendável viajar ao amanhecer ou ao entardecer, quando o sol fica mais baixo, há menos incidência e a temperatura é mais agradável. Isto não só será bom para você, mas também pelo veículo, pois as condições serão mais favoráveis.

  • Utilize roupas leves

Para conduzir sob altas temperaturas, é importante utilizar roupas leves e frescas: peças transpiráveis, confortáveis e que não rocem. Além disso, deveremos escolher o calçado adequado, e não levar chinelas ou outro calçado que não agarre o pé ou o pedal. Evidentemente, conduzir descalço não é boa ideia.

Além disso, é importante levar consigo ou guardar no carro uns óculos de sol, já que será mais fácil conduzir com eles, evitará a vista cansada e os deslumbramentos. Se precisa de óculos graduados, deveria comprar uns para evitar problemas.

  • Realize descansos

Durante a viagem, deve deter-se para descansar. Muitas pessoas pensam que conduzir não é uma atividade muito cansada, mas é falso: cansa do ponto de vista físico e mental. Por isso, deve deter-se cada 2 horas ou 200 km aproximadamente.

Assim, poderemos esticar os músculos, realizar alongamentos ou caminhar pela área de descanso se for possível. Descanse pelo menos 20 minutos, vá à casa de banho se for necessário e, quando volte para o carro, os níveis de concentração na estrada terão aumentado. É essencial para conduzir sob altas temperaturas.

  • Mantenha-se hidratado

Beber água antes e durante o trajeto é muito importante, assim que aproveite os descansos para hidratar-se e comer algo. Quanto as bebidas, não podem ser com álcool: é melhor beber água ou sumo.

Quanto a comida, se precisa de comer algo entre refeições, é melhor que seja fresco, como fruta, o que, além disso, ajudar-lhe-a a manter os níveis de hidratação. Isto também é aplicável às horas antes da viagem: não faça comidas abundantes antes de conduzir sob altas temperaturas, ou acabará com sono.

  • Evite as distrações

Mantenha uma conversa tranquila, escute música e utilize o GPS, mas não deixe estes elementos serem uma distração. Se gosta da música, faça uma playlist de viagem o suficientemente ampla para poder ir duma paragem à outra, programe o GPS antes de sair se é preciso, mas não o utilize durante a condução.

O seu acompanhante deve ajudar também durante a viagem, a rever questões como as câmaras de tráfego, gerir o GPS ou a música. Além disso, podem falar, mas sem ser uma distração: só para fazer a viagem mais divertida. Já não deveria ser necessário lembrar que não utilize o telemóvel enquanto conduz, mas continua a ser uma das principais causas de acidente, assim que por favor não o utilize!

  • Respeite as normas de trânsito

Para conduzir sob altas temperaturas, é essencial manter as normas de trânsito seja a época que for. Mantenha uma velocidade constante sem acelerar nem travar com brutidade. Além disso, assim consumirá menos combustível. Mantenha sempre a distância de segurança, verifique os painéis luminosos à procura de possíveis problemas na estrada.

  • Reparta bem a carga

Se viaja em família, é possível que o carro esteja cheio de coisas. Reparta a carga no bagageiro equilibradamente. Sabemos que isto pode ser difícil, como um jogo de “Tetris”, mas não é só uma questão de volumem, também de peso. Não carregue o mesmo lado do carro com todos os objetos pesados, já que isto afetará à estabilidade e à segurança. Lembre que não pode colocar malas nos espaços achados pelas pessoas, pois podem ser um perigo em caso de acidente.

  1. Ar condicionado, mas não muito

Na hora de conduzir sob altas temperaturas, ter o ar condicionado ligado é uma vantagem, mas deve levar em conta de não baixá-lo muito, ou ao sair do veículo poderia sofrer as consequências negativas da diferença de temperatura. Entre 21 e 23 graus está bem.

 

  • Planeie a viagem de regresso

Já descansou, fez tudo o que queria e agora é hora de regressar. Para isso, terá de seguir de novo todas as dicas porque o facto das férias terminarem não quer dizer que a segurança na estrada termine. Descanse o dia anterior e mantenha sempre a segurança.

 

Já sabe como conduzir sob altas temperaturas. Se segue todas as dicas, chegará ao seu destino tranquilo, descansado e contente de ter começado os seus dias livres ou de ter desfrutado dumas férias incríveis de princípio até o fim. Nós da Tirso Pneus, como fornecedores de pneus para profissionais, queremos que chegue ao seu destino em segurança, por isso lembramos às oficinas da nossa rede que rever os pneus dos clientes antes de eles viajarem é importante, bem como verificar o equilíbrio e o alinhado.