Os pneus são elementos essenciais para uma condução segura. Apesar de os exercícios das escolas de condução ou os exames para obter a carta de condutor salientarem esse aspecto, a verdade é que é comum encontrar condutores que não são conscientes das circunstâncias e casos em que é aconselhável mudar os pneus do veículo. Isto é algo que pode afetar a segurança rodoviária e que também pode causar outros problemas.

Como mecânico, provavelmente já deparou-se várias vezes com este tipo de cliente. Nestes casos, é importante fazê-los compreender a importância de mudar os pneus e o quão benéfico isto é para eles. Mas como se pode fazer isto? Ajudamo-lo a dar estes tipos de conselhos e recomendações porque, como fornecedores de pneus, na Tirso Neumáticos temos plena consciência da importância desse assunto.

Como informar os seus clientes de que é aconselhável mudar os pneus dos veículos

Assim como é importante indicar que as rodas do veículo devem ser substituídas, é igualmente importante o modo como o fazemos. Não devemos perder de vista que, para alguns clientes, qualquer recomendação feita pela oficina, seja de mudança dos pneus ou de peças, é aceita e feita com prazer; mas para outros isso é sempre motivo de questionamento.

Não é raro encontrar clientes que têm suspeitas devido a más experiências anteriores. Por conseguinte, é importante saber como dar as informações e os conselhos da forma adequada.

Comente que é aconselhável mudar os pneus do veículo nos seguintes casos

  • Furos: Em muitos casos os furos pode ser reparados e o pneu ainda durará por um tempo. No entanto, recomenda-se a mudança do pneu e, em alguns casos, dependendo do tipo de furo, fazer a mudança torna-se obrigatório.
  • Desgaste. Quando a ranhura do padrão do desenho do pneu fica com menos de 1,6 mm de profundidade, é aconselhável mudar os pneus do veículo. Se isto não for feito, o utilizador poderá ser multado por causa do limite legal. Se houver um desgaste anormal ou desigual, os pneus também devem ser substituídos, além de ser necessário aconselhar sobre a pressão correcta do pneu.
  • O pneu está danificado e tem marcas, fendas, amolgadelas ou outros sinais de deterioração.
  • Se sinais de envelhecimento e cristalização são visíveis.
  • O tempo e/ou quilometragem em que os pneus foram utilizados excede o que o fabricante declara ser apropriado para uma utilização segura.
  • Se não estiver a usar os pneus certos para a temporada, é aconselhável substituí-los. Por exemplo, quando chega o Verão e o carro está com pneus de Inverno montados ou vice-versa.

Indique os riscos e benefícios de mudar os pneus do veículo

Saber porque é aconselhável mudar os pneus do veículo permite ao cliente compreender os benefícios de realizar essa ação e os danos que podem ser causados caso essa recomendação seja ignorada. É necessário que o cliente não veja o conselho como uma imposição, mas sim como uma recomendação. É o cliente que deve tomar a decisão de substituir ou não os pneus, mas sempre consciente do que implica fazê-lo ou não o fazer.

  • Possibilidade de ser sancionado. Conduzir com pneus em mau estado é uma ação que pode ser punida. Por exemplo, a condução com pneus gastos ou danificados é atualmente punível com uma coima de 200 euros por pneu. Se os quatro pneus estiverem em mau estado, a multa pode chegar aos 800 euros.
  • Aumento do risco de acidentes. Entre outras razões, acidentes podem acontecer porque um mau pneu força o aumento da distância de travagem, ou porque o penu não libera água suficiente quando se conduz com chuva forte.
  • Economia de combustível. O consumo de combustível pode ser até 7% a 8% mais elevado quando os pneus não estão em boas condições.
  • Outras avarias ou desgastes. Quando os pneus precisam de ser trocados e não o são, isto pode levar a outros problemas no veículo. Por exemplo, a um desgaste mais rápido dos discos ou das pastilhas do travão.

Quando informar aos seus clientes sobre a conveniência de mudar os pneus

É importante saber como e quando os clientes devem receber esta informação. Por exemplo, um serviço de revisão é um bom momento para informar sobre esta questão. Ou também quando os pneus precisam de ser mudados ou estão perto de precisar de ser mudados por estarem em algum dos estado que comentamos anteriormente.

Outra forma é dar um aviso geral ao invés de individualizado ao disponibilizar informação sobre o tema. Desta forma, o próprio cliente pode conscientizar-se de quando necessita de mudar os pneus do carro dele e é provável que lhe solicite este serviço.

Um exemplo disso é fazer um vídeo para as redes socais da sua oficina ou garagem explicando sobre o tema, ou mesmo publicar a informação por escrito. Outra opção é imprimir e colocar na sala de espera um cartaz informativo, ou incluí-lo numa brochura informativa sobre os seus serviços. Há muitas formas de aconselhar os seus clientes, escolha aquela que funcione melhor para si!