Conhecer os principais gastos de uma oficina mecânica é o primeiro passo para reduzir custos e melhorar as contas do seu negócio. Nem todas as oficinas são iguais, os custos não têm a mesmo importância, e nem todos podem ser reduzidos com a mesma facilidade sem comprometer a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes. Portanto, tenha isso em mente ao tomar decisões para reduzir custos.

Quais são os principais gastos de uma oficina mecânica?

Com este artigo, queremos ajudá-lo a melhorar as contas da sua empresa para que esteja mais consciente das despesas fixas e variáveis que tem, além de facilitar-lhe recursos para tomar boas decisões para a viabilidade e sucesso económico do seu negócio.

Aluguel e amortização dos investimentos da oficina mecânica

O aluguer ou a prestação da hipoteca do local é um dos custos fixos de uma oficina mecânica que costuma ser dos mais elevados. Salvo negociar com o arrendatário ou com os bancos, infelizmente pouco poderá fazer neste aspecto para reduzir custos.

Despesas básicas do seu negócio

As despesas básicas como luz, água, lixo, telefone e internet são outros gastos recorrentes numa oficina mecânica. Explore as ofertas do mercado e verifique tarifas que tem contratadas para evitar pagar a mais.

Considere se é possível reduzir o consumo sem diminuir nem a qualidade dos serviços profissionais que oferece, nem o bem-estar dos seus funcionários.

Peças de reposição, ferramentas e produtos profissionais

Um ponto relevante relacionado aos gastos de uma oficina mecânica são os custos dos produtos e das peças de reposição, como pneus, lubrificantes e outros. Escolher qualidade é fundamental para continuar competitivo e manter a fidelidade do cliente que a requer.

Uma boa maneira de reduzir os custos na sua oficina é escolher muito bem os seus fornecedores. 

Como distribuidor de pneus a grosso, a Tirso Pneus oferece uma excelente relação qualidade-preço. Além disso, ajudamos com promoções mensais e oferecemos campanhas de marketing e promoção sazonais, baseadas no clima ou geografia, que ajudam a atrair clientes e aumentar as vendas.

Seguro de responsabilidade civil, um dos custos a considerar numa oficina mecânica

Este é um custo fixo que não deve ser negligenciado. Verifique quanto está a pagar e que coberturas estão incluídas. Explore outras seguradoras e decida se deseja manter o seguro atual ou se é vantajoso mudar quando ele vencer.

Equipamentos de diagnóstico e outras taxas de serviços para oficinas mecânicas

As tarifas dos equipamentos de diagnóstico são custos necessários e com preços difíceis de reduzir; geralmente, eles são cobrados por utilização ou têm uma taxa fixa. 

Nesta categoria, também pode pode haver outras taxas de serviços recorrentes, como as cotas comunitárias se a sua empresa está num parque industrial, um software de agendamento de horários e outros similares.

Veículos de substituição e custos que geram para uma oficina mecânica

Ter um veículo de substituição ou cortesia pode ajudar a atrair mais clientes e a melhorar a satisfação deles. No entanto, sempre deve considerar os custos envolvidos neste serviço: compra do carro, juros do empréstimo, seguro, manutenção, despesas e tempo de gestão da entrega e recolha, inspeção, impostos etc…

Produtos de consumo ou perecíveis a serem considerados nos gastos de uma oficina mecânica

Tenha em mente não apenas os produtos que se usam na execução do trabalho, mas também os usados para a manutenção do espaço e da área administrativa, como materiais de escritório e produtos de limpeza. Por exemplo: papel, tinta de impressora, detergente…

Serviços de terceiros

Podem ser diversos. Alguns são essenciais, como os custos de recolha e gestão de resíduos da oficina por parte de uma empresa autorizada. Outro exemplo é quando delega a limpeza a uma empresa externa, ou a administração a uma consultoria.

Gastos imprevistos de uma oficina mecânica

Por uma razão ou outra, é raro o mês em que não há imprevistos. Seja uma avaria, a perda de uma ferramenta ou tantos outros exemplos. Avalia a conveniência de criar um fundo de reserva mensal fixo nos meses com menos gastos para enfrentar melhor os que forem de mais gastos.

Outros gastos

Publicidade, marketing, formação… Estes são gastos que podem ser vistos como um investimento rentável, pois no fim das contas tanto o conhecimento como a publicidade jogarão a favor da sua oficina.

Como pode ver, uma oficina mecânica pode gerar vários gastos, mas eles são necessários para que possa oferecer um ótimo serviço aos seus clientes. Lembre-se de que, se precisar de um bom fornecedor de pneus, na Tirso Pneus encontrará o melhor. Seja um dos nossos clientes!