Se está a considerar adquirir ou começar o seu negócio, provavelmente uma das suas preocupações seja decidir qual material para uma oficina deve haver no seu empreendimento, já que esse é um dos principais gastos de uma oficina. É essencial ter em conta o equipamento básico com o qual deve contar para oferecer um bom serviço e iniciar o seu projeto com sucesso.

Material para uma oficina: o que é o principal?

Tenha em conta que contar com todo o material para uma oficina é essencial para realizar bem o seu trabalho, de forma rápida e produtiva. O resultado será essecial para a experiência do cliente e influenciará na decisão futura dele de ser fiel ao seu negócio, e também em recomendar-lhe a outras pessoas.

Fornecimentos e peças de reposição: pneus, consumíveis e outras peças

Qualquer tipo de manutenção, reparo ou substituição numa oficina mecânica requer fornecimentos e peças de reposição para ser feito. Embora não seja necessário ter um armazém enorme com peças e consumíveis como pneus, óleo ou anticongelante, é conveniente ter um certo stock. No entanto, atualmente é mais importante contar com fornecedores eficientes que lhe proporcionem os materiais de que precisa de forma rápida.

Dessa forma, não precisa fazer grandes investimentos: só compra o que necessita, sem deixar stock parado; assim tem mais dinheiro disponível e menos dinheiro parado, além de poupar espaço de armazenamento.

É por isso que é essencial escolher bem seus fornecedores. Confie em profissionais com garantias, como nós da Tirso Pneus, que temos mais de 30 anos de experiência como fornecedor de pneus no atacado, além de termos uma extensa rede de armazéns em toda a península ibérica e contar, em todas as províncias, com uma equipa de assessores especializados. 

Ferramientas e mobiliário da oficina

As caixas ou postos de ferramentas e equipamentos são materiais indispensáveis para uma oficina. Cada uma delas deve contar com as ferramentas básicas e essenciais para a oficina, como chaves dinamométricas, jogos de chaves graduáveis, chaves de fenda, alicates, pinças, tesouras…

Escolha sistemas de arrumação seguros que facilitem a organização das ferramentas. Assim, poderá rapidamente apanhar e deixar o que precisa, sendo mais eficiente.

Equipamento de montagem e balanceamento

Este é um equipamento essencial para uma troca de pneus rápida, segura e eficiente. Provavelmente a mudança de pneus será um dos serviços mais habituais na sua oficina, mesmo que não seja uma oficina especializada nisso. Por isso, é muito importante ter um bom equipamento, que lhe permita fornecer um serviço de qualidade de forma rápida.

Máquinas de diagnóstico ou equipamento de diagnóstico 

Na mecânica atual, a tecnologia é indispensável. Por isso, as máquinas de diagnóstico são necessárias.

Atualmente, existem sistemas que permitem um diagnóstico à distância de diversos modelos de veículos, de diferentes marcas, e permitem poupar dinheiro, pagando uma pequena taxa e um custo por utilização. Assim, não é preciso um investimento inicial alto e só paga pelo serviço que vai utilizar, o que o torna mais rentável. Avalie suas opções e decida o que é mais vantajoso para o seu negócio.

Elevadores e maquinaria pesada para uma oficina

Os elevadores e plataformas são maquinaria pesada que deve fazer parte do equipamento ou material de uma oficina. Podem ser elevadores de colunas elétricos ou manuais que, juntamente com o sempre básico e útil macaco hidráulico, são necessários para trabalhar de forma confortável e segura nas reparações e manutenção de veículos.

Sistema de compressão de ar e pistola de ar comprimido

Outro tipo de material essencial para oficinas mecânicas é o sistema de compressão de ar e a pistola de ar comprimido. São necessários para o abastecimento de ar aos pneus e para fornecer ar a ferramentas de ar comprimido, como o macaco pneumático de elevação.

Além disso, a chave de impacto pneumática é essencial para a rápida e perfeita desmontagem e montagem de porcas e parafusos.

Elementos de proteção individual

Parte do material para uma oficina mecânica são os elementos de segurança e proteção individual (EPI). Luvas, óculos de proteção, protetores auditivos, roupa e calçado de segurança, capacete, respiradores ou máscaras…

Tenha sempre em mente a sua importância. Se tem colaboradores no seu negócio, é importante que haja EPIs suficientes para que todos possam trabalhar ao mesmo tempo de forma segura.

Material para melhorar o conforto, a produtividade e a segurança

Dentro do equipamento básico para oficinas mecânicas, existem alguns elementos que melhoram o conforto, a segurança e a produtividade laboral. Por exemplo: um exaustor de ar portátil, lanternas ou focos de mão para ver melhor pontos específicos, bem como um sistema de calefação e um ventilador.

Avalie o que precisa e o orçamento que tem para equipar a sua oficina de forma que possa trabalhar de maneira eficaz e confortável, priorizando sempre a segurança.