Está a considerar começar um negócio na indústria automóvel ou expandir os serviços da sua oficina ou garagem? Então é bem provável que tenha pensado na possibilidade de fornecer um serviço de mudança de pneus a domicílio. Trata-se de um modelo de negócio interessante que vale a pena ter em consideração.
Em princípio, este é um tipo de negócio lucrativo. Existem mesmo algumas franquias que são até especializadas nisso. Cada vez mais oficinas incluem esta possibilidade de ter um serviço com hora marcada para a substituição dos pneus, além de oferecer o serviço expresso em casos emergências, como quando um pneu fura de repente. A seguir vamos contar-lhe mais sobre este modelo de negócio para que possa avaliar se é adequado para si.
O que é um serviço de mudança de pneus a domicílio?
Este é um tipo de serviço que uma oficina mecânica pode oferecer e trata-se de enviar uma unidade móvel a um local indicado pelo cliente para mudar os pneus ou consertar as rodas de um veículo. Esser serviço pode ser solicitado por diversos motivos: manutenção, prevenção, mudança de estação, desgaste dos pneus, entre outros.
Porque ter uma unidade móvel para fazer a mudança de pneus pode ser uma boa ideia?
As vantagens dessa ideia para o cliente são óbvias: ele não tem de ir até a oficina, é a oficina que viaja até a casa, trabalho ou qualquer sítio em que o cliente estiver.
Existe um nicho de mercado relevante para isso, formado por pessoas que não querem ir ou não dispõem de tempo para ir à oficina e que preferem pagar para serem atendidas em casa ou na empresa onde trabalham.
É rentável para a oficna? Isto já é uma questão de fazer as contas, estabelecer os preços certos e conseguir clientes dispostos a pagar pela mudança de pneus a domicílio, tal como acontece com qualquer outro serviço e negócio.
Onde conseguir clientes que usem o serviço de mudança de pneus a domicílio
Tenha em mente que esse serviço será mais rentável em algumas zonas do que noutras. Nas grandes cidades, nos bairros residenciais, parques industriais, escritórios e espaços de negócios provavelmente é mais fácil encontrar clientes que não queiram perder tempo com estas questões e que prefiram pagar para serem atendidos em casa. Também pode ser interessante oferecer o serviço em áreas de alto poder aquisitivo, onde as pessoas são capazes de entender melhor a vantagem que terão em termos de economia de tempo.
Além disso, para o caso do serviço expresso, esses cliente também terão mais claro o fato de que será mais rentável chamar um especialista do que ter que rebocar o veículo ou deslocar-se de táxi para à oficina da confiança deles.
Mas os clientes particulares não precisam de ser o principal nicho de negócio de uma oficina móvel de mudança de pneus. Empresas e órgãos como os municípios e as autoridades locais, com as frotas de veículos que possuem, também são um grupo-alvo importante na hora de captar clientes. A oferta de ir até a empresa pode ajudar a atrair mais clientes e tornar o serviço rentável, uma vez que com uma única viagem é possível atender vários veículos. Outra boa ideia é oferecer o serviço como um benefício da empresa para os empregados.
Na mudança de estação, quando se costuma fazer a substituição dos pneus de Inverno pelos pneus de Verão (ou vice-versa), pode contactar associações de vizinhos ou garagens comunitárias para oferecer este serviço aos proprietários durante esta época específica.
Além disso, pode oferecer o serviço como um apoio a outras oficinas nos momentos em que estas estiverem sobrecarregadas. Com isso, elas podem delegar-lhe a mudança de pneus e concentrar-se noutros serviços que ofereçam, como mecânica, carroçaria e pintura ou electrónica automóvel.
Considerações importantes para montar uma unidade móveil para a mudança de pneus a domicílio
- Em Portugal, um veículo não pode ser atendido nas vias públicas, salvo excepções (como em caso de acidentes, mas ainda assim há um prazo de 1 hora para que seja consertado e a reparação não deve atrapalhar o seguimento do trânsito). Por este motivo, o serviço deve ser prestado na garagem da propriedade do cliente, nas instalações da empresa onde ele trabalhe ou numa carrinha ou camião que actue como unidade móvel de mudança de penus.
- Calcula em detalhes tudo o que for precisar para realizar o serviço, desde a própria unidade móvil até os materiais necessários para mudar os pneus.
- Faça um bom acordo com um fornecedor de pneus que seja responsável e eficiente e que atenda seus pedidos com rapidez, especialmente se for oferecer o serviço expresso, já que vai precisar de ter o modelo correto do pneu para ir às pressas ao sítio onde tem de atender o cliente. Uma decisão inteligente nesse sentido é escolher Tirso Pneus como fornecedor.