Na Tirso Pneus sempre tratamos de dar os melhores conselhos para que possa ajudar o seu cliente a ter bons hábitos de cuidados com o carro. Já falamos de temas importantes como o alinhamento e balanceamento dos pneus, mas hoje é o momento de falar de outro tema importante: a rotação dos pneus.

Em outras oportunidades, comentamos sobre a importância de saber quando é a hora de dar recomendações aos nossos clientes. É preciso perceber se eles estão abertos a receber os nossos conselhos ou se desejam apenas que façamos o serviço que solicitaram.

Em todo caso, ao deixar claros quais são os benefícios da rotação ou do rodízio dos pneus, já estaríamos a evidenciar a necessidade de fazer esse procedimento. As principais vantagens que pode comentar com os condutores que visitem a sua garagem serão explicadas a seguir.

Benefícios da rotação dos pneus do carro

1. Desgaste equilibrado

Ao mudar os pneus de eixo e posição, estamos a favorecer um desgaste homogêneo das 4 rodas. Explique aos seus clientes que é normal que as rodas motrizes, não importa de qual marca sejam, desgastem-se mais rápido. Por tanto, mudá-las de posição é vantajoso para o tempo de vida do conjunto completo de rodas.

Além disso, outro fator determinante para o desgaste dos pneus é o peso que aguentam. Quanto maior o peso, mais degaste, o que normalmente acontece na parte dianteira. Com isso, a rotação dos pneus também vai favorecer a conservação desses elementos.

Se a isto somamos o fato de que a maioria dos carros que circulam são de tração dianteira, cujo peso maior também é dianteiro, o que se poderia poupar com os pneus com este simples gesto é algo realmente considerável.

Uma evidência que corrobora este tema são os padrões de rotação dos pneus. Pode surpreender-se com esta informação, mas muitos clientes nem sabem o que é um padrão de rotação. Contar-lhes como deve ser feito o rodízio dos pneus em função desses padrões evidencia ainda mais a necessidade de mudar as rodas de eixos.

2. Poupança de dinheiro

Ainda que pareça um gasto de tempo e dinheiro, a rotação dos pneus para que o desgaste seja homogêneo implica numa poupança para os clientes, por isso é fundamental ressaltar esse benefício.

Com um desgaste regular de todas as rodas, não será necessário substitui-las frequentemente, o que significa poupar dinheiro ao não precisar comprar pneus novos – a compra de pneus costuma ser mais cara do que fazer o rodízio.

3. Aumento da segurança

É evidente que um pneu menos desgastado é mais seguro, portanto, lembre os condutores que forem a sua garagem da importância disso Aproveite também para tratar com eles de outros aspectos que são determinantes para a segurança nas vias, como o tema da condução em pista molhada e como os pneus poucos desgastados ajudam a evitar a aquaplanagem.

4. Menos resíduos no meio ambiente

Apesar de parecer um tema de menor importância para um cliente, a preocupação com o meio ambiente não é um tema irrelevante. A cada dia a sociedade em que vivemos está mais consciente e procura marcas de produtos – o que inclui os pneus – que sejam mais ecológicas, como a Insa Eco. As pessoas tentam, também, com ações como essa, reduzir na medida do possível a pegada ecológica que deixam. Ao trocar os pneus de posição, aproveitamos mais as rodas, que vão durar mais tempo e, consequentemente, vamos produzir menos resíduos.

Rotação dos pneus: uma solução à medida do cliente

Não é tão difícil destacar aos clientes da sua garagem as vantagens de fazer a rotação dos pneus, não é mesmo? Sempre que considere oportuno recomendar algo que ajude a melhorar a segurança do seu cliente, não tenha dúvidas em fazer isso, principalmente se for para evidenciar os benefícios que isso pode proporcionar.

No fim das contas, um tratamento próximo e com seriedade, que melhore a experiência de condução daqueles que visitam o seu negócio também faz a diferença para o seu sucesso. Quer contar com as melhores rodas na sua garagem? Seja cliente hoje mesmo da Tirso Pneus, o maior distribuidor de pneus de Portugal. Estamos a sua espera!