A altura dos pneus dos camiões não é sempre a mesma e cada país tem suas próprias normas a respeito disso. Cada tipo de veículo pesado ou semipesado requer um pneu de dimensões diferentes. Além disso, tanto o peso do reboque como a carga influenciam na escolha do pneu. Os seus clientes conhecem essas questões e sabem quando devem mudar os pneus do camião deles?
Altura dos pneus dos camiões: conheça as dimensões mais comuns
Como profissional da mecânica, provavelmente já sabe do que vamos falar, mas não custa lembrar que a altura dos pneus dos camiões é o segundo número nas medidas que identificam as dimensões de cada pneu. Na verdade, o número não representa a altura propriamente dita, mas a relação entre largura e altura expressa em percentagem.
Ou seja: se o valor do meio é 60, isso significa que a altura do pneu do camião é 60% de sua largura.
E quais são as dimensões mais comuns?
- 315 / 80 / 22.5: Este tipo de pneu se coloca no eixo dianteiro, traseiro e em alguns tipos de semirreboques de dois eixos.
- 315 / 70 / 22.5 O uso é parecido ao anterior, mas com uma altura dos pneus dos camiões com o mesmo índice de carga.
- 315 / 60 / 22.5: É colocado como os anteriores e costuma formar parte do equipamento dos camiões tractores impulsionados por megassemirreboques.
- 305 / 60 / 22.5: É pouco comum, usado ocasionalmente para tractores impulsionados por megas.
- 385 / 65 / 22.5: É muito comum, já que se trata da medida padrão dos pneus dos semirreboques de 3 eixos com roda simples. Também é utilizado em eixos direcionais com um perfil 80 de tracção.
- 365 / 55 / 22.5: Comum em semirreboques semi-mega. Também é usado em eixos direcionais, mas, nestes casos, com um perfil 70 montado atrás.
- 425 / 40 / 17.5: Estas são as dimensões para .
- 415 / 45 / 17.5: Similar ao anterior.
Porém, esse detalhe não é o único ao que se deve ter atenção. É importante também revisar a profundidade dos sulcos e mudar os pneus quando estejam desgastados. É importante ter essa informação sempre em mente, esteja o seu negócio de mecânica especializado em camiões ou em qualquer outro tipo de veículo, pois assim conseguirá garantir a segurança dos seus clientes.
Altura da banda de rodagem dos pneus dos camiões: o que diz a lei
Quando trata-se de veículos convencionais todos sabemos, ou deveríamos saber, que a profundidade mínima por lei da banda de rodagem deve ser de 1,6 mm, mas isso não se aplica aos veículos pesados.
Para a profundidade da banda de rodagem dos pneus dos camiões não há um valor mínimo legal especificado. O requisito indispensável é que o padrão do desenho seja visível, além de que, obviamente, não tenha rachaduras, irregularidades no desenho ou deformidades, bem como nenhum cabo solto. Por outro lado, é importante considerar que aqui, de certa forma, o limite legal fica estabelecido quanto ao conjunto dos pneus, já que, entre eles, não podem superar uma diferença de mais de 5 mm de profundidade na banda de rodagem se vão num mesmo eixo.
Apesar disso, esta não é a única razão para mudar os pneus dos camiões, e é recomendável alertar os clientes se notar que eles têm pneus a ponto de substituição por outro motivo, mesmo que ainda não tenham alcançado o limite legal da banda de rodagem.
Os seus clientes donos de camiões provavelmente são condutores profissionais e percebem bem todos esses aspectos, mas recordá-los não faz mal. Tenha em consideração que oferecer uma boa assessoria é fundamental para gerar satisfação, principalmente quando eles não estão atentos a esse facto, o que também ajudará a que se livrem de multas e outros problemas por conduzirem veículos que deveriam já ter tido os pneus mudados. Com certeza os seus clientes agradecerão pela ajuda.
Comente com eles de que devem revisar o estado das rodas se notarem qualquer vibração ao conduzir ou se sentirem algum tipo de desequilíbrio.
Quando mudar os pneus de um camião se estes ainda estão em boas condições?
- Quando as necessidades mudarem. É importante informar aos clientes de que, por lei, as carcaças de um mesmo eixo devem ser da mesma marca e modelo, ter a mesma dimensão, a mesma estrutura e os mesmos códigos de velocidade e carga. Por isso, se uma roda de um eixo se deteriora ou fura, todas as carcaças devem ser substituídas ao mesmo tempo.
- Segundo o uso, há diferentes tipos de pneus: de longa distância, para distâncias curtas e longas, mistos para estradas e para obras e estaleiros, exclusivos para uso fora do asfalto ou somente para circular em vias urbanas. Se o camião muda de ambiente, deve-se mudar os pneus.
- E também se os pneus já superaram a quilometragem estimada para a sua vida útil ou se já passaram da data de vencimento.
Como viu ao ler este texto, a altura dos pneus dos camiões, bem como a profundidade da banda de rodagem diferenciam-se das dos veículos tradicionais, por isso nunca é demais conhecer a normativa e manter os seus clientes bem informados sobre o tema. Por hora, se o que busca é um distribuidor por grosso de pneus, a Tirso Pneus pode oferecer-lhe inúmeras possibilidades. Quer descubri-las? Conversamos.