Já mencionámos em ocasiões anteriores que enquanto para nós algumas coisas podem ser óbvias na hora de montar um pneu, para os nossos clientes, podem ser motivo de dúvidas. É por isso que devemos estar sempre preparados para responder da maneira mais simples e precisa a todas as dúvidas que eles tenham. Algumas dessas perguntas podem estar focadas nos padrões de desenho dos pneus, então, vamos revisar este tema!

Qual a importância do padrão de desenho de un pneu?

Ao conversar com um cliente sobre a importância do padrão desenhado nos pneus, além de destacarmos o quão profundo o desnho está, também precisamos verificar se o padrão é adequado às  necessidades do cliente.

Pode ser que a profundidade do desenho esteja correta, mas se o cliente morar numa área com muitas precipitações e se queixar de que o carro está escorregando, uma das possíveis causas pode ser ele não ter escolhido um pneu com um desenho que se adapte às condições de chuva. Como já bem sabemos, a aquaplanagem é uma das principais causas de visitas a oficinas mecânicas. Assim, precisamos estar preparados para explicar que a importância dos desenhos dos pneus vai além da questão do desgaste e impacta também:

  • o nível de ruído emitido: tanto os componentes quanto a forma do desenho influenciam no nível de ruído emitido pelo pneu.
  • o consumo de combustível: assim como no caso anterior, tanto o padrão da banda de rodagem quanto os componentes que formam o pneu vão gerar índices de consumo mais ou menos elevados em função do desenho que o pneu tenha.
  • a aderência: quer seja em solo seco ou molhado, há modelos de pneus pensados para aderir melhor a determinados terrenos, seja ele de terra, asfalto, lama, neve…
  • o clima: os padrões desenhados nos pneus não são baseados em critérios estéticos; a distribuição desses padrões é pensada para oferecer aderência na estrada em determinadas condições climáticas, como na chuva ou até mesmo na neve.

Diferentes padrões podem ser combinados?

Da mesma forma que é importante, por exemplo, conversar com nossos clientes sobre as partes de um pneu, é necessário aconselhá-los bem para que não combinem padrões diferentes de pneus.

Este pode ser outro ponto de atenção pois, se não for levado em consideração que o padrão do pneu é importante, talvez os clientes nos peçam pneus que não combinam com os que já estão postos nos outros eixos do veículo.

Nesse caso, teremos que explicar-lhes que é necessário, ou pelo menos recomendável, que os padrões dos desenhos dos pneus de todos os eixos sejam os mesmos para que aproveitem ao máximo o veículo e também para manter a segurança na estrada.

Tipos de padrões de desenho dos pneus

Agora, se acontecer de nos depararmos com um cliente que quer colocar pneus com padrões diferentes no carro dele, sempre será útil conhecer os três exemplos básicos para explicar-lhe sobre as funcionalidades de cada desenho. Esses 3 padrões básicos seriam:

O padrão simétrico

Podemos explicar ao cliente que, se ele corta a banda de rodagem ao meio e verifica que ambos os lados são iguais, então ele está diante de um padrão simétrico. É uma boa ideia escolher esse modelo de pneu quando se dirige em climas secos, onde quase não chove ou, se chove, é com pouca intensidade.

Estes padrões de pneus também são caracterizados por ter boas taxas de consumo e por emitir pouco ruído. Pergunte sobre as necessidades do seu cliente e recomende esse modelo, se for o caso.

O padrão assimétrico

Ao contrário do que ocorre no caso anterior, se um pneu têm um padrão assimétrico o cliente veria que um lado é diferente do outro caso dividisse a banda de rodagem ao meio. Nessa caso, explique-lhe que:

  • A metade que se encontra no interior é pensada para evacuar a água na superfície ao transitar no asfalto, portanto este modelo é adequado para áreas chuvosas.
  • A metade exterior é projetada para fornecer o máximo de aderência nas curvas, e também reduz o nível de ruído, algo que é mais difícil de alcançar na parte projetada para evacuar a água.

O padrão direcional

O desenho dos pneus direcionais é imediatamente reconhecível, pois tem um padrão: uma “seta” que segue numa única direção, o que chama bastante a atenção das pessoas. Ao ter esse padrão de desenho na banda de rodagem, o que se consegue é expulsar a água ao transitar com o veículo mesmo a alta velocidade; portanto acaba por ser o desenho ideal para os veículos esportivos.

Mas não é só isso: os pneus com classificação 3PMSF geralmente têm este desenho pois ele é o mais adequado para modelos que precisam evacuar neve. Assim, este é um padrão bastante comum em pneus de inverno ou em pneus para todas as estações.

Agora está em suas mãos perguntar aos seus clientes quais são as necessidades deles para, assim, recomendar os pneus mais adequados aos veículos que possuam. Um atendimento personalizado, baseado nas necessidades dos clientes e oferecendo pneus de qualidade farão a diferença. Se você quer obter os melhores pneus para venda, não hesite em contar com o distribuidor de pneus para oficinas: Tirso Pneus. Tem alguma dúvida? Entre em contacto connosco!

desenho pneus